sábado, 6 de junho de 2009

A história de D. Cléo

Bom para recomeçar
foto de Dona Cléo, de 83 anos, treinado na beirada da piscina

Assim como as crianças merecem uma atenção especial, os idosos também. É como dona Cleonice de Castro Neves que, sozinha recebendo aula da professora Joseane, mostra disposição de quem está começando. Só que ela já tem 83 anos. E nada desde os 73. Um pouco gripada, a professora recomendou que ela não fosse à aula, mas não tem jeito. Ela quer mesmo entrar na água. E demora a sair. Depois da natação faz também hidroginástica. Mudam os professores, os colegas e a atividade, mas ela literalmente permanece dentro da piscina. Dona Cleonice faz outros esportes, como a ioga, mas quando perguntada sobre qual esporte prefere, não tem dúvidas: natação.

"Eu comecei por vontade de aprender. Ficava vendo o pessoal batendo perna na beira da piscina e ficava com inveja. Então comecei. Primeiro eu fiz hidroginástica, durante uns três anos. Depois fiz natação e as duas coisas juntas", explica Cleonice, interrompida pela professora que explica as fases de aprendizado no caso de pessoas mais idosas, assim como com as crianças.

foto da professora Jose, na psicina, dando aula para Dona Cléo "Ela aprendeu a flutuar, adaptação, abrir o olho, soltar borbulhas, movimentar", explicou a professora. No início, dona Cleonice tinha dificuldades, que hoje lembra rindo.

"Aprendi muito. Mas no início eu não conseguia ficar em pé dentro da água. Eu já conseguia nadar de um lado para o outro, mas não ficava em pé. Chegava do outro lado e agarrava no professor pra não cair. No dia em que eu aprendi eu até dei uma festinha lá em casa", explicou dona "Cleo", como é conhecida. Nadar aos 83 anos é algo tão raro, que ela se inscreveu para a disputa de um campeonato master, realizado em Juiz de Fora, e venceu sem disputar. "Ganhei uma medalha, mas não disputei com ninguém porque não tinha ninguém da minha idade", explicou a simpática senhora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário