quarta-feira, 17 de junho de 2009

Indagações de familiares portadores de Alzheimer

Gostaria de saber com qual idade se inicia esta doença e quais são os sintomas iniciais.

Normalmente após os 65 anos, com a prevalência crescendo exponencialmente com o aumento da idade, sendo muito freqüente após os 90 anos. Existem alguns raros casos com uma freqüência em muitos membros da mesma família que pode começar antes dos 60 anos e cujo quadro tem uma progressão bem mais rápida, levando à morte em 2 anos, ao invés de 10 anos em média. Primeiros sintomas de qualquer um dos tipos: esquecimento para fatos novos, dificuldade para reconhecer pessoas, dificuldade para fazer caminhos que antes eram familiares. Dra. Paula.

Descobrimos que meu pai (65 anos) está com Alzheimer na fase inicial. O neurologista fez o diagnóstico através de vários exames, dentre eles perfusão cerebral, por exclusão e pelos sintomas que ele apresenta (desorientação espacial, perda da memória recente, tendência a apatia/Depressão). Ele começou o tratamento em agosto e toma Exelon 1,5 mg após o café da manhã e após o jantar, há três meses. Desde então, tenho percebido que meu pai está mais equilibrado, embora os sintomas continuem, principalmente a perda da memória recente. Sei que é uma doença incurável e os remédios só servem para retardar as fases mais avançadas. Meu pai tem uma boa saúde, só tem pressão alta há muitos anos, mas dorme bem, se alimenta bem, e fazemos caminhadas tb. Vc acha que com todos esses cuidados a doença pode demorar mais para avançar? Vc acha que o Exelon é uma boa droga para combater o Alzheimer? Minha avó e meu tio faleceram e os dois tiveram mal de Parkinson. Será que meu pai pode desenvolver o mal de Parkinson além do Alzheimer? Agradeço a atenção e aguardo a resposta.

Acredito que seu pai esteja sendo tratado de forma adequada. De fato o que os remédios podem fazer é retardar a progressão da doença. O Exelon está entre as medicações de primeira escolha para o tratamento de Alzheimer, em doses que vão até 12mg/d de acordo com a tolerância do paciente. Esta doença não tem relação direta com Parkinson. Dra. Paula Nunes.

Tenho 32 anos, e já há alguns anos, sofro de Depressão e, gostaria que se possível, você me esclarecesse uma coisa: -- Uma pessoa com Depressão muito intensa, pode vir a apresentar sintomas de Demência, com perda de memória recente, dificuldade pra acompanhar reportagens de telejornais, entender o que as pessoas falam, e coisa do tipo? Gostaria de agradecer desde já a atenção dada.

Certamente sim, tratando a Depressão, estes sintomas devem melhorar. Dra. Paula Nunes.

Gostaria de saber qual é em termos leigos o efeito dos antidepressivos no mal de Alzheimer. Minha mãe está com 91 anos tem também esclerose (segundo a geriatra interpretou a tomografia). Agora ela receitou além da Fluoxetina, também Trazodona, que não encontrei no site de vocês. O sintoma mais difícil de lidar está sendo a perambulação, pior agora que ela sofreu fratura de fêmur e não tem condições de caminhar normalmente, mas já consegue levantar-se com apoio, correndo risco de sofrer algum trauma físico.

O antidepressivo ajuda em sintomas como tristeza e falta de vontade, muito comuns na doença de Alzheimer. Vale a pena conversar com a geriatra que trata da sua mãe sobre alternativas terapêuticas para lidar com este problema de "perambulação" já que parece estar implicando em riscos para sua mãe. Dra. Paula Nunes

Minha avó vai fazer este mês 81 anos e é gritante a diferença dela há apenas um ano atrás, na festa de 80 anos ela chegou a andar de tirolesa, estava super disposta e com a memória ótima. Mas há alguns meses, nos percebemos que ela estava muito quieta, se demonstrava cansada com facilidade e não saia mais com tanta freqüência (ela costumava sair sozinha para São Paulo, na casa dos parentes, etc) e quando fomos questioná-la do porque disso, ela tb. nos disse que não tem mais apetite, não come quase nada, então resolvi marcar consulta em um Geriatra, a médica achou que era uma depressão, passou um antidepressivo e uma vitamina. Neste final de semana, do dia das mães, nós achamos ela com muita dificuldade para andar e muito quieta e ele se esqueceu de dois fatos que tinham acontecido naquele mesmo dia, então fui conversar com a minha prima (que mora com ela) e ela disse que ultimamente a Vó tem feito algumas coisas desse tipo, por. ex. minha prima avisa que vai dormir na irmã e ela esquece, entre outras coisas. Será que pode der o mal de Alzheimer? Como é feito este diagnóstico?? Ela não tem convênio, então eu queria saber em qual especialista é melhor eu levar, no Geriatra ou no Neuro? Esses sintomas podem ser por causa do antidepressivo que ela esta tomando??

Pode ser depressão uma vez que quadros depressivos intensos podem cursar com comprometimento de memória, pode ser uma depressão antecedendo um quadro de Alzheimer. Antidepressivos podem demorar algumas semanas para fazer efeito. Normalmente os antidepressivos não atrapalham a memória, mas vale a pena avaliar o caso individualmente; quando existe acometimento de memória, antidepressivos com poucos efeitos anticolinérgicos são os mais indicados. O melhor profissional para avaliar este quadro é o psiquiatra, neurologista ou geriatra desde que esteja familiarizado com este problema. Dra. Paula Nunes

... meu pai esta com mal de Alzheimer, queria saber se é normal a pessoa ir atrofiando os braços e as pernas, e esta com muita dificuldade para engolir os medicamentos e alimentos. Queria saber se ele sente dor.

Uma pessoa com Alzheimer, em estágio avançado pode passar a ter dificuldades motoras e a musculatura acaba atrofiando por falta de uso e falta de estímulo vindo do cérebro. A dor está presente, normalmente. Dra. Paula

Meu pai, de 83 anos, está c/ DA, segundo resultado de tomografias realizadas.No início apenas esquecia algumas coisas, c/ a morte da minha mãe, há 3 anos atrás, ficou depressivo, tomou Sertralina, melhorou. Mas continuava c/ os esquecimentos. Para ser breve, todos os sintomas apresentados levou ao diagnóstico de DA. A piora veio como um furacão, em apenas 8 meses, se agravou e muito o quadro. Ele tornou-se agressivo, achava que eu era minha mãe e que o traía c/ meu marido que, para ele, era um cunhado da minha mãe. Comecei a ficar estressada, pois não sabia como lidar. Após duas agressões a minha pessoa, por ciúmes imaginário, conversei c/ minha irmã e c/ o médico dele. O médico nos orientou que o internasse numa clínica de repouso, eu era contra, mas como cuidava dele sozinha, não agüentei, foram inúmeras noites acordada, pois ele queria matar meus filhos achando que era ladrões. O médico disse que poderia acontecer uma desgraça e nessa fase agressiva o melhor seria internar. Assim o fizemos. Há 1 mês e meio ele está numa clínica de repouso, mais calmo, porem quer ir embora, mas se está em casa também quer ir embora. Quando vou visitá-lo, me reconhece, mas logo depois fala coisas que não tem nada a ver. Os assuntos não tem coerência. O médico da clínica achou melhor suspender o Exelon, pois alegou que não ajudaria muito continuar tomando. Enfim...o que fazer? Paro de mandar o Exelon p/ a clínica? Devo tirá-lo da clínica? Ou devo esperar que ele se acalme um pouco, pois me disseram que depois vem uma fase de "inércia" , é verdade? Estou super desorientava, acho que é porque não aceito muito ele estar numa clínica de repouso...nem sei mais o que pensar. Por favor, me oriente.

O Exelon ainda pode ser útil no estágio da doença do seu pai. Pelo que entendi, você colocou-o na clínica pois não estava dando conta de mantê-lo em casa, não é verdade? Em alguns casos, a pessoa passa a ficar mais apática e o trabalho que dá é diferente, muitas vezes deixam de dar conta dos cuidados pessoais tais como alimentação ou banho. O médico do seu pai deve ser alguém em quem você confia e possa tirar mais dúvidas. Dra. Paula.

Meu pai tem 64 anos e há 4 foi descoberto que tem Alzheimer, vem sendo tratado neste com um remédio chamado Exelon que já está com fórmula mais alta que tem. Só que de uns meses para cá ele vem tendo fortes alucinações durante a noite chegando a não nos conhecer e ficando violento; depois no outro dia acorda melhor e não se lembra de nada. O medico dele simplesmente fala que isto e comum ao Alzheimer, não seria o caso de ministrar um remédio específico para este tipo de psicose?

Na maioria dos casos de Alzheimer uma medicação específica pode ser muito útil não só para o paciente mas também para diminuir o desgaste da família.

Depoimento: ... tem Alzheimer há aproximadamente 6 anos, já não anda, não se alimenta sozinha e só alimentos pastosos e já usa fraldas a uns dois anos, precisa estar sempre assessorada por alguém. Quando ainda andava, caiu e quebrou o fêmur e teve que colocar um implante, sua recuperação foi rápida e este foi o único problema de saúde que teve até hoje. O nosso maior problema é que ela grita o tempo todo, tem alucinações e muita agressividade. Algumas vezes ela passa o dia, a noite e o dia gritando sem parar independente da medicação. Ela toma remédios para pressão, Risperdal e Melleril. Ela está com 89 anos.

Já me trato de distúrbio bipolar há três anos e utilizo a medicação DEPAKOTE 500 mg. Li em um jornal sobre saúde que essa doença pode causar degeneração cerebral progressiva, similar à que ocorre no mal de Alzheimer. Gostaria de saber se essa informação tem fundamento científico. A reportagem faz menção à doses de uma substância no hipotálamo, que seriam baixas nos casos dessas patologias

Não se preocupe. Não existe nenhuma indicação disso até hoje.

Meu pai tem 81 anos alcoólatra. No começo, em 2001, eram surtos psicóticos como perseguição, ouvia vozes, etc. Agora A tomografia acusou lesão cerebral grave. Ele ainda reconhece os parentes próximos, mas pouco fala. Anda com muita dificuldade. Tomou Risperdal e Dormonid durante dois anos. Agora sem esses medicamentos está a mesma coisa de quando tomava. Tem surtos psicóticos, mas na maioria do tempo está calado ou sorrindo. atualmente está numa clínica de repouso pois já sofreu duas quedas em casa e fica furioso se limitam seu espaço de andar constante. É Alzheimer ou Demência alcoólica? O remédio Exelon é indicado? Ele sofre com a ausência da família?

Sem vê-lo não dá para dizer. Mas o tratamento que deve ser tentado é o mesmo, portanto ... Exelon é uma das boas opções sim. Se ele não se lembra mais da família, não.

2 comentários:

  1. Oi. Minha mãe foi diagnosticada com alzheimer precoce quando tinha 54 anos hoje ela tem 59 e a três anos ela esta acamada ,seus membros superiores e inferiores estão atrofiando e sua alimentação é pastosa pois tem dificuldades para mastigar e engolir usa fraldas ,mas a um mês vem tendo dificuldades para evacuar ,só consegue usando fleet . é normal o i teatino parar de trabalhar?

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço a doença muito bem pois trabalho com idosos com Doença de Alzheimer a 10 anos, afirmo também que com a minha experiência, cada caso é um caso, muitos médicos e profissionais não estão acostumados ou adaptados a lidar com o problema, as famílias desesperadas começam a procurar as especialidades como Neurologista e Psiquiatra mas saem do consultório desoladas porque os médicas também não sabem lidar com a patologia, alguns portadores da doença tem agressivade outros são dóceis outros agitados, uns dormem outros tem insônia, alguns se alimentam sem controle outros não comem nada, é uma doença triste mas infelizmente e triste dizer que não há cura. Mas de uma coisa eu sei e posso afirmar são pessoas maravilhosas para cuidar, amo cuidar de idoso com DA e afirmo que o melhor a fazer nesta situação é aceitar a doença ppis aceitar dói menos para a família tratar aquilo que se pode e dar muito amor e qualidade de vida.
    Sou estudando de enfermagem e proprietário de uma clínica de repouso em São Paulo Casa de Repouso Nossa Senhora Aparecida.
    www.casaderepouso.com.br

    ResponderExcluir