quinta-feira, 11 de junho de 2009

Iatrogênia

Iatrogenia é o efeito deletério que causa a um paciente determinada ação ou prescrição de profissional de saúde médico ou não médico. Dentre as principais causas de iatrogenia está a prescrição indevida de medicamentos, tendo em vista o grande desconhecimento, dentro da propria classe médica, do mecanismo de ação das drogas, efeitos colaterais e interações medicamentosas dos medicamentos.

A biologia do corpo idoso difere dos demais e é necessário um conhecimento amplo de toda a farmacodinâmica ao se prescrever medicamentos ao idosos.A metabolização hepática dos medicamentos e a excreção renal está diminuida nos idosos, por exemplo.

Outro grande exemplo de iatrogenia é a polifarmácia, que é descrita como o ato de prescrever vários medicamentos a um mesmo paciente, com listas que chegam até a 15 medicamentos diferentes por paciente, fora o que observamos no dia a dia, a prescrição de vários medicamentos sem comprovação cientifica alguma que apenas aumentam a lista de medicamentos e os gastos dos já combalidos bolsos dos idosos.

O idoso deve ser acompanhado e tratado da mesma forma que leva a sua propria via: devagar, gradualmente. Não há como se resolver todas as demandas clínicas apresentadas pelos idosos em uma consulta, com apenas uma enorme lista de medicamentos. Isto não é Geriatria! Dificilmente um médico que não seja Geriatra tenha esta noção.fonte: geriatria em casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário